fbpx

Blog

Como saber se estou em hipertrofia
Ao perceber um corpo mais escultural, mais rígido e com mais firmeza na frente do espelho, saiba que o processo de hipertrofia acontece.

Como saber se estou em hipertrofia?

Hipertrofia Muscular: Desvendando os Sinais do Crescimento

A hipertrofia muscular é o aumento do tamanho e volume dos músculos. Da mesma forma que você demora para engordar, você demora para ganhar massa muscular, pois é um processo que exige dedicação, disciplina e conhecimento. Mas como saber se seus esforços estão realmente te levando ao tão sonhado físico definido?

Para te ajudar nessa jornada, preparei uma lista com os principais sinais que indicam que você está no caminho certo:

1. Aumento da Força:

Um dos primeiros e mais notáveis sinais de hipertrofia é o aumento progressivo da força muscular. Pois, se você consegue levantar pesos mais pesados, certamente, poderá realizar mais repetições ou até mesmo dominar exercícios que antes eram um desafio, parabéns! Seus músculos estão ficando mais fortes e resistentes.

2. Crescimento Visível:

Olhe no espelho, mas não só isso, tenha um profissional para acompanhar sua evolução corporal. Em síntese, faça avaliação física com a nutricionista do esporte ou o preparador físico.

3. Dor Muscular:

Após um treino intenso, especialmente quando você trabalha grupos musculares que não estão acostumados com a sobrecarga, é comum sentir dor muscular. Como resultado, essa dor, conhecida como DOMS (Delayed Onset Muscle Soreness), indica que seus músculos estão se microlesionando e se reconstruindo mais fortes e adaptados.

4. Melhora no Desempenho:

 O aumento da força e da resistência muscular proporcionado pela hipertrofia pode te levar a um melhor desempenho em diversas áreas. Dessa forma, se você aguenta correr mais, possivelmente ganhou massa muscular nos membros inferioes.

5. Medidas Corporais caseiras:

Para um acompanhamento em casa acerca da sua hipertrofia, igualmente a análise da nutrionista, tire medidas do seu corpo periodicamente. Use uma fita métrica para medir a circunferência dos braços, pernas, cintura e outras áreas que você deseja acompanhar. O aumento das medidas, junto com os outros sinais, é um forte indicador de que a hipertrofia está acontecendo.

6. Bioimpedância:

A bioimpedância é um exame que mede a composição corporal, incluindo a quantidade de massa muscular e de gordura. Como resultado, essa ferramenta pode ser útil para monitorar o progresso da hipertrofia de forma mais precisa e individualizada.

Por fim, aarque sua avaliação de caso pelo whatsapp https://wa.me/5551995405288 ou pelo site https://clinicagabrielli.com.br/ temos um time de nutrólogos esportivos, preparadores físicos e médicos para fazer você alcançar sua melhor versão.

Leia também: